sábado, 12 de maio de 2018

CONHEÇA O PROJETO QUE ESTÁ LEVANDO NOVOS SONHOS AS CRIANÇAS DA FLORESTA!





A leitura é capaz de mudar vidas e tem o condão de criar e estimular os sonhos de crianças e adolescentes.
Através da leitura podemos enxergar um mundo de possibilidades.
Em regiões de difícil acesso, a distância de tudo dificulta também o acesso à leitura.
Trazer os livros para as crianças e jovens moradoras de comunidades tradicionais localizadas no Sul do Amazonas, é trazer para as crianças da floresta a possibilidade de enxergar melhor o mundo, alimentar os sonhos e vislumbrar um futuro de possibilidades.


Apesar de existirem pequenas escolas em algumas destas comunidades, nenhuma delas possui uma biblioteca. Não há acesso a livros, todo o conteúdo escolar é apresentado apenas através do livro fornecido pelo Ministério da Educação.
Toda criança tem o direito de descobrir as maravilhas da leitura, pois através dela é proporcionado um mundo infinito de experiências.
Esperamos com esse projeto contribuir para a inclusão e o desenvolvimento social destas crianças e jovens por meio da leitura.


7ª ENTREGA DE BIBLIOTECA

Estivemos na Escola Municipal Pedro Alvares Cabral, localizada no Distrito do Sucunduri, distante 105 km da se de município de Apuí (AM). Para esta escola entregamos 1.600 livros, dentre eles, literatura infantil, juvenil, gibis, enciclopédias e dicionários.
Apesar da Escola Pedro Álvares Cabral possuir 280 alunos e atender as séries do pré-escolar ao ensino médio, inacreditavelmente, a escola não possuía nenhuma biblioteca.
As crianças ficaram simplesmente maravilhadas com os livros recebidos, muitas delas, nos perguntavam, durante o evento, se realmente aqueles livros ficariam na escola. Elas custavam a acreditam que deixaríamos os livros para elas.
Imaginem a nossa emoção e alegria nessa entrega!!
A Comunidade do Sucunduri é muito antiga, na verdade, ela existe muito antes de se povoa a região onde hoje está o município de Apuí.
A Comunidade vive basicamente do extrativismo e seus antepassados eram seringueiros, muitas castanhas do Brasil e óleos de andiroba já saíram desta região para serem vendidos na capital. Por muitos anos, essa foi a granade fonte de renda dessa região.
A escola também atende alunos da Aldeia Munduruku, não muito distantes da localidade.  
O evento de entrega aconteceu no dia 02 de Dezembro de 2017 e contou com uma manhã intensa de atividades, onde tivemos: apresentação de teatro com o tema sobre a importância da leitura na vida das crianças, roda de leitura, dança e muitas brincadeiras.